Cobertura de mamografia referida
Definição: Percentual da população do sexo feminino de 50 a 69 anos que referiu ter realizado pelo menos uma mamografia nos últimos dois anos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: Permite monitorar o acesso ao exame de mamografia na faixa etária preconizada, financiados pelo SUS ou não.
Método de Cálculo: Numerador: número de residentes do sexo feminino de 50 a 69 anos que referiram ter realizado mamografia nos últimos dois anos x 100 (V7741 <=2 ou V1704<=2). Denominador: população do sexo feminino de 50 a 69 anos residente.
Fonte dos Dados: PNAD/IBGE e PNS.
Valor de Referência: O Instituto Nacional do Câncer (INCA) recomenda que o exame de mamografia seja realizado a cada dois anos na população do sexo feminino de 50 a 69 anos, para diagnóstico precoce do câncer de mama.
Periodicidade da fonte de dados: Quinquenal.
Atualização do indicador: Quinquenal.
Período Coberto: 2003-2019
Abrangência Geográfica Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Dimensão(ões) : Acesso/Efetividade.
Bibliografia : Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.
Limitações: 1 - A informação prestada nem sempre é dada pela própria pessoa. 2 - A partir de 2004, a PNAD ampliou sua cobertura para todo o território nacional, passando a agregar as informações das áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Observações:



Consulta aos dados
Anos de estudo:
Quintil de renda:
Situação:
Abrangência Geográfica