Incidência de Aids
Definição: Número de casos novos confirmados de síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids), por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: 1 - Estima o risco de ocorrência de Aids, numa determinada população em intervalo de tempo determinado. 2 - Indica a existência de condições favoráveis à transmissão da doença, por via sexual, sanguínea ou por transmissão vertical. 3 - Não reflete a situação atual de infecção pelo HIV no período de referência e sim a da doença, cujos sinais e sintomas surgem, em geral, após longo período de infecção assintomática (em média 8 anos), no qual o indivíduo permanece infectante. 4 - Indica a efetividade do Programa Nacional de DST/Aids.
Método de Cálculo: Numerador: número de casos novos de Aids em residentes x 100.000. Denominador: população total residente no período determinado. Códigos CID-10: B20-B24.
Fonte dos Dados: SINAN, sendo que, desde 2005, os dados do são complementados com dados de outros sistemas de informação (Siclom, Siscel e SIM).
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Mensal.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2000-2019
Abrangência Geográfica Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões de Saúde e Municípios.
Dimensão(ões) : Efetividade.
Bibliografia : OECD, Health at a Glance 2011: OECD Indicators, OECD Publishing.
Limitações:
Observações: Informações apresentadas segundo local de residência e ano do diagnóstico.



Consulta aos dados
Abrangência Geográfica