Inatividade física
Definição: Percentual de adultos fisicamente inativos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: A inatividade física está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Método de Cálculo: Numerador: número de indivíduos entrevistados de 18 anos ou mais de idade fisicamente inativos. Denominador: número de indivíduos de 18 anos ou mais de idade entrevistados. Foi considerado fisicamente inativo o adulto que não praticou qualquer atividade física no tempo livre nos últimos três meses e que não realizou esforços físicos intensos no trabalho, não se deslocou para o trabalho ou escola caminhando ou de bicicleta perfazendo um mínimo de 10 minutos por trajeto por dia e não foi responsável pela limpeza pesada de sua casa, conforme combinação das questões: 'Nos últimos três meses, o(a) Sr.(a) praticou algum tipo de exercício físico ou esporte?', 'Nos últimos três meses, o(a) Sr.(a) trabalhou?' e 'No seu trabalho, o(a) Sr.(a) anda bastante a pé?', ou 'No seu trabalho, o(a) Sr.(a) carrega peso ou faz outra atividade pesada?', 'O(a) Sr.(a) costuma ir a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho?' e 'Quanto tempo o(a) Sr.(a) gasta para ir e voltar do trabalho (a pé ou de bicicleta)?' e 'Atualmente, o(a) Sr.(a) está frequentando algum curso/escola ou leva alguém em algum curso/escola?', 'Para ir ou voltar a este curso ou escola, faz algum trajeto a pé ou de bicicleta?' e 'Quanto tempo o(a) Sr.(a) gasta para ir e voltar neste trajeto (a pé ou de bicicleta)?' e 'Quem costuma fazer a faxina da sua casa?' ou 'Quem fica com a parte mais pesada da faxina, quando tem ajuda?'.
Fonte dos Dados: VIGITEL.
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Anual.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2006-2021
Abrangência Geográfica Capitais.
Dimensão(ões) : Determinantes comportamentais.
Bibliografia : Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2021: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em:
Limitações: O universo da pesquisa do Vigitel é de adultos, com 18 ou mais anos de idade, residentes em uma das capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa no ano.
Observações: A partir de 2011, não estão disponíveis as desagregações por faixa etária e por escolaridade para as capitais.



Consulta aos dados
Sexo:
Escolaridade:
Faixa etária:
Abrangência Geográfica