Prevalência de pacientes em diálise realizada no SUS
Definição: Número de pacientes submetidos a tratamento de diálise renal no Sistema Único de Saúde (SUS), por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: 1 - Indica a frequência de pessoas residentes que recebem tratamento de diálise no SUS, em relação à população geral. 2 - Reflete a ocorrência de portadores de insuficiência renal crônica e a oferta de serviços de diálise no SUS. O atendimento a esses pacientes representa uma parcela importante dos recursos públicos gastos com assistência médica. 3 - A demanda por tratamento de diálise tende a acompanhar o aumento da expectativa de vida e da proporção de idosos na população. Medidas de prevenção da hipertensão, diabetes e outras doenças afetam a taxa de prevalência de pacientes em diálise.
Método de Cálculo: Numerador: número de residentes submetidos à diálise renal financiada pelo SUS x 100.000. Denominador: população total residente.
Fonte dos Dados: SIA.
Valor de Referência: O documento Critérios e Parâmetros para o Planejamento e Programação de Ações e Serviços de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde , publicado pela Portaria nº 1.631, de 1º. de outubro de 2015, traz as seguintes estimativas de casos para programação da assistência à pacientes em Diálise (estágio 5 da Doença Renal Crônica): incidência anual estimada de pacientes novos em Diálise =0,014% da população com 20 anos e mais prevalência estimada de pacientes em Diálise = 0,075% da população com 20 anos e mais óbitos estimados = 0,013% da população com 20 anos e mais. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a prevalência de pessoas em diálise aumentou de 19 para 65 por 100 mil habitantes entre 1985 e 2007. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas da área estimam que 40 pacientes por 100.000 habitantes por ano necessitarão dessa terapia.
Periodicidade da fonte de dados: Mensal.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2008-2021
Abrangência Geográfica: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões de Saúde e Municípios.
Dimensão(ões) : Morbidade.
Bibliografia : 1 - BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Critérios e Parâmetros para o Planejamento e Programação de Ações e Serviços de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília, Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/outubro/02/ParametrosSUS.pdf. 2 - OECD, Health at a Glance 2009: OECD Indicators, OECD Publishing.
Limitações: 1 - A oferta de serviços de diálise reflete a disponibilidade de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, bem como os critérios técnico-administrativos de pagamento adotados no âmbito do SUS. 2 - Não são considerados os atendimentos em unidades sem vínculo com o SUS, embora estime-se que essa parcela corresponda a apenas 4% de todos os procedimentos de diálise realizados no país.
Observações: O indicador refere-se ao atendimento ambulatorial, não incluindo o tratamento de diálise realizado em pacientes hospitalizados.



GERAR TABELA DE TODAS AS REGIÕES DE SAÚDE DO BRASIL (449)
Faixa etária:
Todas as RS do Brasil:



GERAR TABELA E GRÁFICO DA SÉRIE HISTÓRICA DE UMA REGIÃO DE SAÚDE
Faixa etária:
Região de Saúde:



GERAR TABELA E GRÁFICO DE TODAS AS REGIÕES DE SAÚDE DE UMA UF
Faixa etária:
Escolha uma UF: