Proadess 2

Esperança de vida ao nascer
Definição: Número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente na população residente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: 1 - Expressa o número médio de anos que se esperaria que um recém-nascido vivesse. 2 - Representa uma medida sintética da mortalidade, não estando afetada pelos efeitos da estrutura etária da população, como acontece com a taxa bruta de mortalidade. 3 - O aumento da esperança de vida ao nascer sugere melhoria das condições de vida e de saúde da população.
Método de Cálculo: A partir de tábuas de vida elaboradas para cada área geográfica, toma-se o número correspondente a uma geração inicial de nascimentos (l0) e determina-se o tempo cumulativo vivido por essa mesma geração (T0) até a idade limite. A esperança de vida ao nascer é o quociente da divisão de T0 por l0.
Fonte dos Dados: IBGE.
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Anual.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2000-2018
Abrangência Geográfica: Brasil, Grandes Regiões e UFs.
Dimensão(ões) : Socioeconômicos e Demográficos.
Bibliografia :
Limitações: 1 - Imprecisões relacionadas a falhas na declaração da idade nos levantamentos estatísticos ou à metodologia empregada para elaborar estimativas e projeções populacionais na base de dados utilizada para o cálculo do indicador. 2 - Para o cálculo da esperança de vida, são exigidas informações confiáveis de óbitos classificados por idade. Quando a precisão dos dados de sistemas de registro contínuo não é satisfatória, o cálculo deve basear-se em procedimentos demográficos indiretos, aplicáveis a áreas geográficas abrangentes.
Observações:
GERAR TABELA
Sexo:
Abrangência Geográfica: