Ingestão abusiva de álcool
Definição: Percentual de adultos que consumiram bebida alcoólica de forma abusiva, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: A ingestão abusiva de bebida alcoólica está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
Método de Cálculo: Numerador: número de indivíduos entrevistados de 18 anos ou mais de idade que consumiram bebida alcoólica de forma abusiva. Denominador: número de indivíduos de 18 anos ou mais de idade entrevistados. Foi considerado consumo abusivo de bebidas alcoólicas cinco ou mais doses (sexo masculino) ou quatro ou mais doses (sexo feminino) em uma única ocasião, pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Considera-se para identificar o consumidor abusivo a resposta sim à questão 'Nos últimos 30 dias, o Sr. chegou a consumir 5 ou mais doses de bebida alcoólica em uma única ocasião?', ou 'Nos últimos 30 dias, a Sra. chegou a consumir 4 ou mais doses de bebida alcoólica em uma única ocasião?'. Uma dose de bebida alcoólica corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça, whisky ou qualquer outra bebida alcoólica destilada.
Fonte dos Dados: VIGITEL.
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Anual.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2006-2021
Abrangência Geográfica Capitais.
Dimensão(ões) : Determinantes comportamentais.
Bibliografia : Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2021: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em:
Limitações: O universo da pesquisa do Vigitel é de adultos, com 18 ou mais anos de idade, residentes em uma das capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa no ano.
Observações: A partir de 2011, não estão disponíveis as desagregações por faixa etária e por escolaridade para as capitais.



Consulta aos dados
Sexo:
Escolaridade:
Faixa etária:
Abrangência Geográfica