Nota metodológica

Foram selecionadas apenas as internações hospitalares de residentes com 18 anos ou mais de idade.

A partir da variável município de residência, foram selecionados os registros de internações realizadas por residentes dos dois grupos de municípios vulneráveis selecionados pelo Projeto. A partir do cruzamento desse dado com a variável município de internação, foi calculado o percentual de internações realizadas pelos residentes de determinado município no próprio município ou Região de Saúde de residência.

Na consulta, o indicador Percentual de internações realizadas no próprio município ou Região de Saúde de residência, para cada um dos tipos de internação, está distribuído em 4 classes: 0-25%, 25-50%, 50-75% e 75-100%.

Foram excluídos dos demais grupos os casos de internação por Covid-19 (realização do procedimento 03.03.01.022-3 - Tratamento de infecção para coronavírus – Covid-19) ocorridos em 2020.

seleção de códigos e procedimentos em cada grupo foi feita da seguinte forma:


No caso da distinção do tipo de admissão, entre as internações eletivas e de urgência/emergência, foi utilizada a variável “CAR_INT”.

Fonte de dados: Sistema de Informações Hospitalares (SIH).

Período: 2017-2020.

Observação: O SIH consolida todos os atendimentos/procedimentos provenientes de internações hospitalares financiadas pelo SUS (em unidades públicas ou privadas conveniadas), logo, exclui atendimentos privados - pagos pelo sistema de saúde suplementar, realizados por planos e seguros de saúde ou pagos pelo próprio paciente.