Recursos próprios aplicados em ações e serviços públicos de saúde pelos governos estaduais
Definição: Percentual de recursos próprios aplicados em ações e serviços públicos de saúde pelos governos estaduais, no ano considerado.
Interpretação: 1 - Indica se os governos estaduais e o Distrito Federal cumpriram a legislação vigente em relação ao percentual mínimo dos recursos próprios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. 2 - Informa sobre a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Método de Cálculo: Despesas empenhadas com ações e serviços públicos de saúde efetuadas pelos governos estaduais X 100 / receitas próprias dos governos estaduais. Para informações detalhadas, consultar NT do SIOPS disponível em: http://siops.datasus.gov.br/Documentacao/Nota%20T%C3%A9cnica%20de%20Indicadores%20Estaduais.pdf.
Fonte dos Dados: SIOPS.
Valor de Referência: Os governos estaduais devem gastar no mínimo 12% ou mais de seus recursos próprios em ações e serviços públicos de saúde, conforme estabelecido no § 3º do art. 198 da Constituição Federal, incluído pela Emenda Constitucional 29/2000, e regulamentado pela Lei Complementar 141/2012.
Periodicidade da fonte de dados: Anual.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2002-2022
Abrangência Geográfica Unidades da Federação.
Dimensão(ões) : Condução.
Bibliografia : Bibliografia: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Mudan%C3%A7as-no-Financiamento-da-Sa%C3%BAde.pdf
Limitações:
Observações:



Consulta aos dados
Abrangência Geográfica