Formalidade do emprego
Definição: Percentual de pessoas ocupadas com carteira assinada, militares ou funcionários públicos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: Indica o grau de formalidade do emprego e, consequentemente, do alcance de políticas sociais vinculadas ao emprego formal.
Método de Cálculo: Numerador: número de pessoas ocupadas de 10 anos ou mais de idade com carteira assinada, militares e funcionários públicos na semana de referência da PNAD x 100. Denominador: número de pessoas ocupadas de 10 anos ou mais de idade na semana de referência da PNAD.
Fonte dos Dados: PNAD/IBGE.
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Anual.
Atualização do indicador: Anual.
Período Coberto: 2001-2015
Abrangência Geográfica Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Dimensão(ões) : Socioeconômicos e Demográficos.
Bibliografia :
Limitações: 1 - O dado não é coletado em anos censitários. Os dados referentes aos anos censitários foram calculados a partir da média entre o ano anterior e posterior. 2 - A partir de 2004, a PNAD ampliou sua cobertura para todo o território nacional, passando a agregar as informações das áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. 3 - Dados anteriormente divulgados tinham como denominador o total de pessoas empregadas com ou sem carteira. Atualmente, o denominador consiste no total de pessoas que afirmaram estar trabalhando na semana de referência.
Observações:



Consulta aos dados
Abrangência Geográfica