Mortalidade hospitalar por infarto do miocárdio
Definição: Percentual de óbitos hospitalares entre internações de pacientes com 45 anos ou mais com tempo de permanência de até 30 dias, por infarto do miocárdio, por 100 internações, por local de ocorrência, no ano considerado.
Interpretação: Há evidências de que altas taxas podem indicar problemas relacionados ao adequado processo do cuidado na fase aguda, pois o cuidado recomendado no momento certo melhora a sobrevida e prognóstico.
Método de Cálculo: Numerador: número de óbitos entre internações de pacientes com 45 anos ou mais com tempo de permanência de até 30 dias com diagnóstico principal CID-10 I21 ou I22. Denominador: número de internações de pacientes com 45 anos ou mais com tempo de permanência de até 30 dias.
Fonte dos Dados: SIH-SUS.
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Mensal.
Atualização do indicador: Mensal.
Período Coberto: 2000-2022
Abrangência Geográfica Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões de Saúde e Municípios.
Dimensão(ões) : Efetividade.
Bibliografia : 1 - IQI Guide 47 Version 3.1 (March 12, 2007) AHRQ Quality Indicators Web Site: http://www.qualityindicators.ahrq.gov. 2 - OECD/EU (2016), Mortality following acute myocardial infarction (AMI). In: Health at a Glance: Europe 2016: State of Health in the EU Cycle, OECD Publishing, Paris. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/health_glance_eur-2016-41-en. 3 - Proqualis, Indicadores clínicos, portal: https://proqualis.net/indicadores-cl%C3%ADnicos
Limitações: 1 - Óbitos ocorridos nos serviços de emergência e pré-hospitalares frequentemente não são registrados no SIH-SUS, o que impacta o cálculo do indicador. 2 - Ajuste de risco do indicador restrito a idade e sexo. 3 - Inclui apenas internações pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Observações: Indicador ajustado por idade e sexo, embora outros fatores de risco do paciente possam afetar o prognóstico e resultado do cuidado hospitalar agudo.



GERAR TABELA E GRÁFICO DE UMA UF
Escolha uma UF: