Prevalência de hipertensão referida
Definição: Percentual da população entre 20 e 79 anos que referiu ter recebido diagnóstico de hipertensão por médico ou profissional de saúde, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Interpretação: Estima a prevalência de hipertensão diagnosticada por médico ou profissional de saúde referida pela população.
Método de Cálculo: Numerador: número de pessoas de 20 a 79 anos que referiram ter recebido diagnóstico de hipertensão por médico ou profissional de saúde x 100. Denominador: população total residente de 20 a 79 anos.
Fonte dos Dados: PNAD/IBGE e PNS.
Valor de Referência:
Periodicidade da fonte de dados: Quinquenal.
Atualização do indicador: Quinquenal.
Período Coberto: 1998-2013
Abrangência Geográfica Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Dimensão(ões) : Morbidade.
Bibliografia :
Limitações: 1 - A estimativa depende do acesso à consulta médica. 2 - A partir de 2004, a PNAD ampliou sua cobertura para todo o território nacional, passando a agregar as informações das áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
Observações: 1 - Para o cálculo das estimativas foram consideradas as informações do desenho amostral. 2 - Os gráficos estão acompanhados dos intervalos de confiança (IC 95%). 3 - Os dados de 2013 tem como fonte a questão Q2 da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).



GERAR TABELA E GRÁFICO DE UMA UF
Escolha uma UF: